domingo, 14 de junho de 2015

"Você faz a USP. Seja Sustentável!"

Descrição do Projeto e Eventos


 Objetivo
Sensibilizar a comunidade uspiana, estimulando-os para terem ações de sustentabilidade. 

Quem somos?
          Essa proposta foi elaborada por minha colega Simone e eu Caroline. Fazemos parte do Grupo de Formação de Educação Socioambiental dos Servidores Técnicos da USP, PAP-3 (Pessoas que Aprendem Participando), orientandos de PAPs-2 do IOUSP e IBUSP. Esse curso foi promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA - USP). 



       
  • 16 de junho as 14h IBUSP

"Bicicleta: meio de transporte do presente"

(palestra do professor Dr. Paulo Saldiva, ciclista, pesquisador, médico, uspiano com a presença e participação de Lemuel Rex e Renata Falzoni)

 A bicicleta como transporte sustentável e acessível, seus inúmeros benefícios individuais e coletivos, para a saúde e o meio ambiente. Mostrar diferentes tipos de pessoas que fazem esse uso para o incentivo de novos ciclistas. 


  • 19 de junho as 14h IQUSP

Mapeamento Socioambiental Participativo
(método de Denise de La Corte Bacci Instituto de Geociências – IGcUSP)

É um recurso didático-pedagógico para o (re)conhecimento do ambiente/lugar. Contribui no levantamento de informações socioambientais para a elaboração de diagnóstico da realidade local, bem como subsidia a reflexão sobre as formas de uso e ocupação do espaço mapeado e suas implicações para a qualidade de vida da comunidade.





  • 23 de junho as 14h no anfiteatro do IOUSP
 Água: sabendo usar não vai faltar?
(palestra oferecida pela Profa. Dra. Ana Lúcia Brandimarte , Departamento de Ecologia IBUSP)

No contexto da crise hídrica que vivemos, a professora discorrerá sobre a forma que usamos a água e a construção de uma cisterna no Instituto de Biociências.


  • 28 de junho as 10h circuito saindo do portão 1 do campus Butantã
"Volta Ciclística USP"
(oficina educativa com cicloativistas convidados e ciclistas iniciantes da comunidade uspiana e seus entornos)
Atividade em ritmo de passeio com o intuito de desmistificar o uso da bicicleta como meio de transporte, ressaltando as inúmeras vantagens, educando, tirando dúvidas, compartilhando informações para que as pessoas percam o medo, quebrem mitos para o uso da bicicleta de forma segura e correta pelo contato, observação e prática.


Faremos a compilação de informações educativas (como ONGs, arquivos, sites e blogs) para divulgação e referência que possivelmente se tornará um manual de dicas e segurança do ciclista que frequenta o campus USP Butantã, sendo também modelo para qualquer pessoa que use a bicicleta como meio de transporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário